sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 24 - A Tecelã - Q de Paus



ARCANO 24 – A TECELÃ
(Senhora/Rainha do Bastão/Dama de Paus/Q de Paus)





O 24º Arcano ® A Rainha de Bastões está vestida de lindas roupagens e segura um grande cetro na mão esquerda. Ela descansa sobre o seu trono e usa uma coroa real. Seu cabelo louro cai-lhe sobre os ombros. É uma pessoa prática, de bom senso.





Planeta: Vênus

Axioma transcendente:

“Tecidos e mais tecidos tece meu tear, telas para minha honra e telas para honrar”.

Este Arcano diz:

“Teu futuro depende do poder de uma mulher; se souberes procurá-la,
encontrá-la-ás e, por intermédio dela, chegarás ao poder”.




PREDIÇÃO: Promete economia organizada, castidade na maternidade, proteção feminina e bom desempenho das obrigações.

É simbolizada hieroglìficamente por uma rainha com a coroa, sentada no trono e tendo o cetro na mão.
É o símbolo de um nascimento em posição elevada ou proteção de uma senhora de alta sociedade.

Esta Lâmina significa mulher do campo, honesta, virtuosa e serviçal.
Achando-se ao lado de uma figura masculina (Rei, Cavaleiro ou Valete de qualquer naipe), denota fidelidade à pessoa representada por esta figura em questão. Junto à outra senhora (outra Rainha de qualquer naipe) representa alguém que se interessa pela pessoa que consulta.

Significados gerais

Princípio feminino e maternal. Fecundidade ou virgindade. Atração e proteção. Simbolismo lunar; água, mar. Receptividade, temperança, sabedoria. Mãe, esposa, namorada.


Representa uma característica de comando ou liderança mas temperada por alguma intuição e sensibilidade. As capacidades enérgicas são direcionadas com mais tacto e alguma doçura para que não resultem em atitudes de dureza ou excesso de exigência. Pode descrever uma mulher com estas características ou alguém que possua estas capacidades. O temperamento chamado feminino não é apanágio das mulheres, como o masculino não o é dos homens.




A Rainha de Paus, fala de um momento onde estamos nos sentindo seguros dos instrumentos que temos para tecer nossa própria estrutura. Você está se sentindo seguro. Tem uma série de instrumentos, e tem atividades que permitem você gerar a satisfação da suas necessidades. Está gostando mais de si mesma(o), do seu espaço, passando até a cuidar mais da saúde e da casa. Por sinal, é uma fase um pouco mais caseira. Está bem consigo mesmo, sentindo-se confortável com as bases que tem e com a que está construindo.
Cuidados básicos. Segurança conquistada.

Na parte material, bens, ou proventos garantidos. No trabalho, você sabe qual é o mínimo que precisa para sobreviver, e neste momento você quer encontrar uma forma de garantir esse mínimo. No social, bons amigos, mais mulheres.
Emocionalmente, você está muito bem consigo mesmo, e nestas horas a gente nunca acaba sozinho.

Construção. Casa. Você está muito empenhado em criar um clima aconchegante. Por isto pode querer mudar de casa, reformar.

Maternidade, pode marcar a concepção ou o nascimento. Como mostra também a fase de cuidar do bebê.





Interpretações usuais na Cartomancia:


        Mulher influente, falsa e caluniadora. Grandes danos devidos a inimiga loura.
        Loura falsa.
        Mulher estranha, insípida, ciumenta. Tem valor variável, com tendência negativa.
        Mulher apaixonada. (-) relações com uma mulher pouco virtuosa.
        A amiga. Viúva, divorciada. (-) busca de novo parceiro.
        
Mulher do campo, honesta, virtuosa e serviçal. Ao lado de uma figura masculina, denota fidelidade a pessoa representada por esta figura. Junto a outra senhora, representa alguém que se interessa pela pessoa que consulta. Símbolo de um nascimento em posição elevada ou da proteção de uma senhora da alta sociedade.



 

Invadindo o Plano Espiritual, a deusa Isis amamentando seu filho Horus. Significa a fertilidade como elemento fundamental, principalmente para esta sociedade, basicamente agrícola.

No Plano Mental, a menina moça, com os seios de fora, com a peruca tradicional da jovem. Tecendo seu enxoval. Representando os preparativos para o casamento.

No Plano Material, uma cesta com flores, símbolo da vida, sendo a flor do centro, o apoio da cobra naja, representando a evolução. Significa a natureza em procriação.

"A Tecelã no ato de cultivar as virtudes domésticas.
A mulher laboriosa como custódia do lar e da honra.
A inteligência elementar em seu labor de dar
aplicação aos frutos da aprendizagem"



Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Confiança absoluta nos empreendimentos.
MUNDO ANÍMICO Proteção contra discórdias e desunião. Faz renascer a confiança.
MUNDO FÍSICO Grande energia interna, preservação nos negócios e na saúde.





Lâmina 24 – A TECELÃ (Senhora/Rainha do Bastão/Dama de Paus/Q de Paus)



Os Paus neste naipe têm sempre folhas, pois se trata de um naipe de vida e animação. Emocionalmente e sob outros aspectos, a personalidade da Dama corresponde à do Rei, porém é mais magnética.

Significações Divinatórias:

Mulher morena, rural, amiga, casta, amável, honrada. Se a carta além dela significa um homem, ela está bem disposta a respeito dele; se uma mulher, está interessada no consultante. Também, amor ao dinheiro ou um certo sucesso nos negócios.
Invertida: Boa, econômica, obsequiosa, serviçal. Significa também — mas em certas posições e na proximidade de outras cartas tendentes a tais direções — oposição, ciúme, mesmo fraude e infidelidade.


SENTIDO GERAL: Uma mulher com o tipo de personalidade fogosa (elemento fogo), temperamental, voluntariosa, enérgica, idealista, lutadora, capaz de entusiasmar-se, corajosa, empreendedora, auto-determinada.
IMAGENS: Amazona, companheira de lutas, Joana D’Arc.
SOMBRA: Rainha do drama, mulher de luxo, despótica.
CARTA INVERTIDA: Reservada, desconfiada, traiçoeira. Mal estar interior. Consciência intranqüila.



3 comentários: