sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 53 - Ressentimento - C de Espadas




ARCANO 53 – RESSENTIMENTO, HOSTILIDADE ou A VINGANÇA
(Cavaleiro do Gládio/Soldado de Espada)





O 53º Arcano ® O Cavaleiro de gládios, vestido com magnífica armadura, está montado sobre o seu cavalo empinado e brande o seu gládio. Seu ombro esquerdo ostenta uma dragona em forma de rosto. Ele é o defensor do bem e o adversário do mal. Simboliza cavalheirismo e bravura. Tem bom coração e é corajoso. Ele é o precursor da ação. Suas características incluem uma sagacidade incomparável, que não é revelada abertamente. Está alerta e atento para qualquer adversidade ou problema.







Planeta: Saturno

Axioma transcendente:

“Não brandes espadas vingadoras, nem temas espada justiceira”.





PREDIÇÃO:

Esta Lâmina significa ataque, agressão, crítica, sátira, zombaria, calúnia, difamação, oposição, resistência.


Este Arcano denota perigo pelo fogo ou por inimigos ocultos, lutas com pessoas de posição e aptidão para a carreira militar, porém perigo de morte nessa profissão.
Promete cólera, imprudência, inaptidão, ataque, defesas, críticas, calúnias, perigos pelo fogo, lutas com pessoas de posição.


Significados gerais

Comando rápido; prontidão diante de acontecimentos inesperados e dos imprevistos do destino.




Mostra um momento onde a pessoa aceitou o desafio, se sente forte, com o poder sobre os seus instrumentos, para agir na promoção do seu desenvolvimento. Percebe que ela tem capacidade de aceitar o desafio de enfrentar uma situação que vai gerar o seu desenvolvimento, a sua realização. Você se sente pronto para a ação. Os Soldados representam um momento onde a força do naipe está atuando com toda a sua força. Espadas é o naipe da realização pessoal. Portanto, você está com toda a força para realizar seus ideais. Está travada a batalha, você já assumiu o que você quer. Mas, você tem todo exercito e armamento que você precisa. E o mais importante: tem as oportunidades para agir. Bom trabalho. Com certeza você será bem recompensado. Sempre está ligada a situações que são um desafio para a pessoa. Desafios profissionais. Projetos. Uma viagem, vestibular, exame, concurso. Mudança de cidade. Pode mostrar um início, ou pode estar no meio de um trabalho, mas mostra um projeto novo que se inicia dentro deste trabalho.
Nelise Carbonare






Interpretações usuais na Cartomancia

• Bravura, perícia. Força e ímpeto de um homem jovem. Ação heróica. Investida impetuosa para o desconhecido, sem temor.
• Antagonismo, guerra.
• O inimigo. Notícia destorcida. Más notícias. Incapacidade, imprudência.
• Ataque, agressão, crítica, sátira, zombaria, calúnia, difamação, oposição, resistência. Perigo pelo fogo ou por inimigos ocultos, lutas com pessoas de posição. Aptidão para a carreira militar, porém perigo de morte nesta profissão.





O Plano Espiritual vazio significa as dificuldades para se alcançar os ideais.

No Plano Mental, soldados lutando, ilustrando que o momento é de ação. Como dois mosqueteiros, soldados representam um ideal; as armas, talentos. É hora de colocar seus ideais como uma estrela guia, focalizar seus olhos nela e usar todos os seus talentos para conquistar espaço para realizar sua missão. A realização dos seus objetivos vai engrandecer a todos. Confie em si mesma(o).

No Plano Material, armas, poder, demonstrando forças em potencial

"O Ressentimento como ato do animo ofendido.
A virtude humana da própria defesa.
O princípio da represália"

Iglesias Janeiro
 






Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Clareza nos projetos, solução dos imprevistos, percepção dos múltiplos aspectos envolvidos numa situação ou projeto.
MUNDO ANÍMICO Intercâmbio, contribuições rápidas e vibrantes.
MUNDO FÍSICO Realização imprevista, que nada deixa antever.

• (–) embaraços, aborrecimentos, reviravoltas nos negócios e empreendimentos.







Lâmina 53 – RESSENTIMENTO, HOSTILIDADE ou A VINGANÇA (Cavaleiro do Gládio/Soldado de Espada)




Está montado em um cavalo que galopa, como se perseguisse os seus inimigos. Na figura, é realmente um protótipo do herói da cavalaria romântica. Quase pode ser Galaad, cuja espada é ágil e segura, porque ele é limpo de coração.

Significações Divinatórias:

Habilidade, bravura, capacidade, defesa, comunicação, inimigo, ira, guerra, destruição, oposição, resistência, ruína. Há, portanto, um sentido em que a carta significa morte, mas só tem esse significado nas proximidades de cartas de fatalidade.

Invertida: Imprudência, incapacidade, extravagância.





SENTIDO GERAL: Disposição séria, fria, gelada; queda de temperatura, agressividade, relacionamento frio com os outros.
PROFISSÃO: Ambiente de trabalho desagradável, conflitos, fracassos.
RELACIONAMENTO: Crise, vontade de brigar, baixezas desnecessárias.
CONSCIÊNCIA: Calculismo frio, gelado... (ler Objetivo)
OBJETIVO: Polêmica destituída de emoção.
SOMBRA: Vontade intencional de destruição.
CARTA INVERTIDA: Descuido, rivalidade, pretensão de ser o que não é. Incapacidade. Críticas. Mentiras. Lutas.






Um comentário:

  1. É, indubitavelmente por demais cruel este Arcano, embora haja aspectos favoráveis, poré, desde que , como sempre, e é de praxe , as inicitiativas sejam críveis por mim e eu as materialize, com destemor e desabrida confiança em minha absouta capacidade de realização, que, sei, é imensa, desde que, ordenada, após profundo planejamento...

    ResponderExcluir